MIRANTE 1

Apenas um grande caderno de notas. Um mirante de onde eu olho tudo e qualquer coisa e bato nas teclas pra registrar.

1° semestre de discussões

Os emails abaixo esclarece algumas coisas pra quem está usando o argumento de que éramos coniventes com o que acontecia no DCE.

RE: RES: BRIGAS NO DCE‏

Para Caio Neumann….
Bom dia a todos,

De diálogos e discussões, visando um bem comum, chegaremos a um consenso que trará melhorias para nossa coletividade.
Em conversa com o Caio, chegamos a conclusão de que este diálogo seguirá em nossa próxima reunião, onde a opinião de cada um será escutada, as dúvidas que existirem serão sanadas, para que juntos lutemos pelo bem dos estudantes que representamos.
Um abraço a todos,

Paulo Mendes

Presidente – DCE XIV de Outubro
Caio Neumann
<neumann.caio@hot
mail.com> Para
<tbsilva@santoandre.sp.gov.br>
30/06/2010 09:35
cc <dceuscs@gmail.com>, ……………………. <reitoria@uscs.edu.br>, <turibio@uscs.edu.br>,
<marcobassi@uscs.edu.br>, <marco.bassi@uscs.edu.br>, <marcos.bassi@uscs.edu.br>, <reitor@uscs.edu.br>,
<marcosbassi@uscs.edu.br>

Assunto
RE: RES: BRIGAS NO DCE

Tiago,

Tudo o que quero, me expondo dessa maneira é que as coisas aconteçam da maneira correta. Já falei sobre isso em inúmeras reuniões. “Temos que fazer o que é certo, do jeito certo”.
E eu estou expondo a minha opinião sobre isso: Acredito que fazer o que é certo é tentar identificar o que os alunos precisam para melhorar o tempo que eles passam na Universidade e tentar atender com mais competência do que historicamente fazemos e atender as demandas que eles nos passam. Penso ainda além, precisamos tomar a frente e pensar em soluções para problemas que muitas vezes os alunos não nos trazem, mas a gente pode ter uma boa idéia e melhorar as dinâmicas da Universidade da mesma maneira.
O jeito certo – de novo, na minha opinião – é atender tudo o que o estatuto do DCE manda. Isso, começamos a fazer há um mês e meio.
Quando levantamos essa bola em inúmeras conversas sempre surge a frase “Na época do Ronaldo era bem pior”. Em resposta a isso eu digo, “é hora de fazer o nosso tempo, os erros antigos (e ainda recorrentes) não justificam novos erros”.
A festa dos sonhos foi mesmo um tiro no escuro e deu errado. Em reuniões acredito que acertamos encarar isso como um erro coletivo, e mesmo participando quase nada das negociações, puxo a responsabilidade pra mim também. Da mesma maneira que as 3 alfafests ano passado, que só trouxeram prejuízo, tanto financeiro quanto pra imagem do DCE entre os alunos. Em reuniões nossas eu sempre recorro a esse episódio para exemplificar o que não deve ser feito, mas mesmo assim, também puxo a responsabilidade pra mim.
E do mesmo jeito que Festa dos Sonhos e Alfafest, há dois anos, o JUD
também se mostra como um fiasco em negociação e execução de projeto.

De qualquer maneira, outro ponto que levanto inúmeras vezes é a
rotatividade. Em dezembro desse ano, estou de partida e eu penso ser
saudável para o meu crescimento e para a oxigenação do próprio DCE.

Penso que dois anos e quatro meses, dos quatro que frequentei a USCS são os necessários tanto para mim, quanto pra instituição. Esse ano eu percebo que penso bem diferente dos alunos de primeiro ano, ano que vem então, tenho certeza de que o que eu penso ser melhor para os alunos ficará muito aquém do que eles precisam ou enxergam que é bom no dia-a-dia deles.
Realmente você fez o seu papel até o final do ano. Enquanto estávamos
trabalhando na eleição em outubro do ano passado, você estava no bar do Márcio com um barril de bebidas que eu nem quero discutir quem comprou ou não.

Enquanto isso, o Fernando e o Bruno (os gêmeos) tiveram que comprar
mais milho para a pipoca que estávamos oferecendo no pátio. Um detalhe, eles tiveram que ir a pé ao Coop.
E “desculpa” de estar afastado das atividades do DCE por prova ou trabalho pode até ser – na sua opinião – apenas “desculpa”. Mas em nenhum momento me afastei do que me comprometi a fazer. Só não fico zanzando pelo campus
atrás de meninas e nem desço com a mesma frequência para a sede do DCE – ou pra cantina ou xerox.
Além disso, cada curso tem a sua particularidade. Por exemplo, o TCC do curso de jornalismo é trabalho prático e não apenas monografia e ele vem sim absorvendo boa parte da minha atenção.
Eu também não gosto que ninguém passe por mim no serviço para fazer algo que não seja do meu conhecimento, e acho mais chato ainda, fecharem um contrato até o final do ano (com o valor de 450 reais) para a produção de “site a flyers” com amigo de buteco – sem nem abrir isso em reunião pra todo mundo ou mesmo pra mim, que estava trabalhando em paralelo.
Falando do meu trabalho, eu não tenho chefe, não tem como eu perguntar a ele o que faz com o seu dinheiro. Eu sou o chefe e sinceramente – e isso já abri pra todos – não me acho com a capacidade e experiência suficientes para exercer o cargo que exerço. Mas isso é só desculpa, certo?(para os menos atenciosos, estou sendo irônico)
Sobre o projeto de internet, se você é um aluno que entra no msn em sala de aula, isso explica como um advogado formado ainda tem um texto como o seu.
E eu não sabia que a pós-graduação tinha 5 horas/aula todos os dias. É a mesma discussão que várias empresas têm em torno de liberar uso irrestrito de internet ou não.
Eu penso da seguinte maneira, não é censurando que se educa. E nosso papel nesse aspecto é tentar educar o estudante a não entrar no MSN em sala de aula, pois esse não é o ambiente. E todo estudante que possui um modem 3G também pode entrar no MSN em sala de aula. Não só MSN, mas qualquer um que acesse a internet wireless oferecida pela Universidade, pode entrar no UOL, Twitter, Facebook etc. Sem contar que ele pode simplesmente ficar jogando
paciência ou qualquer outro jogo no notebook.
Vou mais além, com os celulares, ele pode ficar jogando também ou entrar no messenger.

Acho que cabe ao professor, de repente restringir o que deve ou
não ser feito em sala de aula.
Finalmente, estou usando esse espaço para falar o que penso.
Paulo, se eu não tenho plena ciência do todo, não foi por falta de questionamento. E eu reflito, “se eu que estou tão próximo da administração do DCE não tenhom plena ciência das coisas, como pensam então todos os alunos da Universidade?”
Sobre os projetos já realizados, penso que poderíamos fazer melhor
simplesmente seguindo o lema: “Temos que fazer o que é certo, do jeito
certo”.

Abs e boas férias para os que eu não encontrar mais no mês de julho.

Boa sorte com as notas.

Para os que forem na reunião sábado, até sábado.

_________________
Caio Neumann
Subject: RES: BRIGAS NO DCE
Date: Tue, 29 Jun 2010 22:40:33 -0300
From: TBSilva@santoandre.sp.gov.br
To: neumann.caio@hotmail.com
CC: dceuscs@gmail.com; ……………………….. reitoria@uscs.edu.br;
turibio@uscs.edu.br; marcobassi@uscs.edu.br; marco.bassi@uscs.edu.br;
marcos.bassi@uscs.edu.br; reitor@uscs.edu.br; marcosbassi@uscs.edu.br

Boa noite, pessoal.
Esperava apenas ter que escrever uma vez, mas o e-mail é a forma mais
democrática de Direito de resposta.
Mas vamos lá quando eu digo triangulo, refiro à estrutura antiga do DCE isso não apenas faz parte do DCE, mas sim da USCS, uma vez que um triangulo era o espaço destinado aos alunos.
Eu fui eleito pelos discentes para exercer a função de diretor financeiro e uma instituição de cunho privado e não publico, pergunte ao seu chefe o que
ele faz com o dinheiro dele.
PROJETO DE INTERNET : Totalmente apoiado este projeto, eu como aluno e
tendo um note, vou adorar estar em sala de aula vendo qualquer coisa que seja do meu interesse, até mesmo no MSN uma vez que a net vai ser liberada.
O melhor vou poder cancelar o meu 3G uma vez que passo 9 horas no serviço e
praticamente 5 horas na faculdade.
O NING: Super legal, mas totalmente fora da proposta apresentada que era um
site para divulgação de tudo.
Com relação há estar cinco anos e meio é que fiquei um ano fora, este ano que eu fiquei fora participei, sendo assim demorei seis anos para terminar meu curso. Hoje não faço mais parte do DCE, mas sim um favor para os integrantes não tenho responsabilidade nenhum de deixar nas mãos de qualquer um minha assinatura muito menos estar ajudando, faço isto porque eu gosto.
A desculpa de estar afastado das atividades do DCE por prova trabalho e outros particularmente para mim é apenas desculpas, pois sempre trabalhei e estudei ano passado era meu ultimo ano fui até o final fazendo meu papel.
Relacionamento, não existe se não estreitarmos ele, o Paulo o fez mérito para ele. Super certo isto e eu apoio não gosto que ninguém passe por mim no serviço para fazer coisa que não é do meu conhecimento e que se refere a algo que eu estou cuidando.
Quando ele deu liberdade o sonho (festa dos sonhos) virou pesadelo, diga-se de passagem, que não acabou ainda.
Quero mesmo ver a cara nova em outubro, uma vez que o pessoal já tem essa opinião formada, e eu como aluno de economia vou cobrar.

Beijos e Abraços
Padeiro

—–Mensagem original—–
De: Caio Neumann [mailto:neumann.caio@hotmail.com]
Enviada: ter 29/6/2010 21:07
Para: Silva, Tiago Batista da
Cc: dceuscs@gmail.com …………………. reitoria@uscs.edu.br; turibio@uscs.edu.br; marcobassi@uscs.edu.br;
marco.bassi@uscs.edu.br; marcos.bassi@uscs.edu.br; reitor@uscs.edu.br;
marcosbassi@uscs.edu.br
Assunto: BRIGAS NO DCE

Alguns esclarecimentos,

Tiago, eu entendo que deve ser muito chato quando alguém te questionava sobre os cheques do DCE. Mas também penso que a partir do momento que você assume um cargo de tesoureiro em um órgão público, no qual as pessoas elegem o corpo administrativo, nada mais natural e até saudável do que
dúvidas e interesse sobre o que acontece com o dinheiro repassado da reitoria para o DCE.

De qualquer maneira, esse ano não vale a pena discutirmos quem assina o quê. Afinal, a chapa não foi registrada e não é um problema de se esconder ou não atrás de cargo, mas o de exercer um trabalho representativo do corpo discente.

Lendo o meu email anterior com mais calma você perceberá que mesmo sem
assinar como diretor de comunicação ou qualquer cargo que seja, pretendo continuar trabalhando da maneira que for mais pertinente. – VIDE PROJETO DE INTERNET E TAMBÉM O NING CRIADO ESSE ANO ETC.

Não sei sobre esse triângulo do DCE que você citou, e pra ser sincero, não me compete saber do que foi feito sem muito impacto para os alunos nas gestões anteriores.

Você diz fazer parte do DCE há cinco anos e meio, mas o seu curso não dura apenas cinco anos? É esse ponto que eu quero levantar. Acredito ser saudável – tanto para o DCE quanto para TODOS OS ESTUDANTES – a dinâmica de troca na gestão do DCE. Se o meu curso dura apenas quatro anos, vou dar o máximo de mim apenas durante o tempo em que for parte do corpo discente.

Quando eu me formar, aparecerei para ver os amigos queridos que conquistei durante esse tempo. Reforçando o meu ponto de vista e reiterando o que disse no email anterior, assim que eu me formar, passo o bastão.

Para tanto busquei colegas nos anos anteriores para exercer com a mesma e até com mais competência e comprometimento do que posso empregar no meu quarto ano (DE NOVO VOLTAMOS AO TCC E OUTRAS RESPONSABILIDADES).
Realmente, existe uma rachadura no grupo e ela é ideológica. Eu discordo de uma série de questões administrativas – como trocar a chave da porta do DCE no campus I sem avisar ninguém, não publicar os balanços todo mês, fechar contrato com a SOL com dinheiro que era da Atlética e você mesmo não sendo aluno da graduação assinar os cheques da conta do DCE.
Você cita o que aconteceu ano passado, que o Ronaldo e o Valter assinaram os cheques até setembro, pois eu vejo que esse ano repetimos (mais) um erro crasso das gestões antigas.

Enfim, me sobram seis meses para melhorar no que posso a dinâmica da administração do DCE e o diálogo do órgão com a instituição (que hoje se restringe ao Bassi e ao Paulo praticamente). Logo me formo e acho de extrema importância a renovação da administração do Diretório Central dos Estudantes.
Quem sabe da rachadura desse grupo atual, não brote um novo, com ideais e idéias mais focadas no que é bom para todos os 4 mil alunos da Universidade. Um grupo que, junto à instituição, levante o brio e a percepção da USCS lá fora. Afinal, eu mesmo estou carregando o escudo comigo, junto a todas as amizades (inclusive a sua), relacionamentos e experiências – prazerosas ou não – para minha formação como ser humano.

ABS
__________________
Caio Neumann

Subject: Bom dia
Date: Tue, 29 Jun 2010 10:34:01 -0300
From: TBSilva@santoandre.sp.gov.br
Bom dia, pessoal.
Não sou muito bom com palavras, mas gostaria de deixar à disposição o meu e-mail, uma vez que vejo que antigos integrantes do DCE continuam a receber e-mail e eu, de uma forma não transparente, parei de receber.

Às vezes, me sinto o patinho feito da Instituição, a qual eu corroborei para o crescimento. Estou há apenas 05 anos e meio participando do DCE, acho que poucos de vocês vão poder voltar no tempo e se lembrar o que era o triângulo do DCE, com rostos de figuras históricas, muitos nem sabem que isto existiu.

(Fico a pensar dias e dias)?, muitos participaram da Gestão 2009, foi uma gestão tranqüila, não tivemos em nenhum momento desavenças, todos trabalhando por um objetivo. Vejo hoje uma grande racha dentro de algo que nós mesmos UNIVERSITARIOS construímos. Seria “jealous”? Eu pergunto a você, porque não sei a razão de tantas discórdias.

Sou o Tiago, o Padeiro, Padeirinho, o doente maluco, o causador de intriga ou seja qualquer coisa, mas sou parceiro até o final. Não me vendo por promessas, mas morro por aqueles em quem eu acredito.

Sinceramente, me sentia humilhado cada vez que me questionavam sobre os cheques, o que ocorreu por diversas vezes. Eu não me escondi atrás de um registro o ano passado, muitos que participaram da gestão sabem que dependíamos do Ronaldo e do Valter para assinar os cheques, isto até setembro. Eu simplesmente trabalhei, mostrei a todos o porquê de estar ali.
Não era Diretor Financeiro, Diretor Administrativo ou qualquer outra coisa; eu simplesmente fui um integrante do DCE.

Acho que todos nós deveríamos buscar a unicidade do grupo, para sempre conquistar o melhor para o aluno. Parar com as intrigas, que só desgastam a todos.
Lembre-se pessoal:

“Sofonias 1

2 -Hei de consumir por completo tudo de sobre a terra, diz o SENHOR.

3 -Consumirei os homens e os animais, consumirei as aves do céu, e os peixes do mar, e os tropeços juntamente com os ímpios; e exterminarei os homens de sobre a terra, diz o SENHOR.” Somos pó todos temos um fim certo, quando pensares em atingir alguém faça a reflexão sobre a morte antes, para que possa ter uma atitude mais saiba, pois teve um Homem (sábio, rico e poderoso) que amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.Somos pó todos tem um fim certo, mas teve um Homem que amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Eu adorava o que fazia, assim como as pessoas que passaram
por mim, e se precisar eu estarei aqui, pois saibam que eu luto até o final pelo que acredito e por vocês.

Beijos e abraços Padeiro

Tiago Batista da Silva

Prefeitura de Santo André

Secretaria de Governo

De: Caio Neumann (neumann.caio@hotmail.com)
Enviada: Terça-feira, 29 de junho de 2010 13:35:42
Para:
Cc: Para tbsilva@santoandre.sp.gov.br, dceuscs@gmail.com, billy.nick@hotmail.com, bru.araujo@hotmail.com, bruna.araujo@gmail.com, brunaleal2@gmail.com, Evaristo Denis, evertonfabiano@obradecrh.com.br, fabiomotha@hotmail.com, Greice, gui_5391@hotmail.com, Micheli Arakaki, marcel_deco@hotmail.com, milanezduforro@hotmail.com, nitrosantos@hotmail.com, Paulo R Mendes, roger.nt@ibest.com.br, vinicius_scs@hotmail.com, vivi.carol.pirua@gmail.com, elisabeth_abreu@uol.com.br, hoc.beto@hotmail.com, beninibruno@hotmail.com, lipi_boy@hotmail.com, caio.miao@gmail.com, cahh-tinha@hotmail.com, silvaclaudio1988@hotmail.com, Dan DCE, pigdara@ig.com.br, felipe.lima@santander.com.br, nandinhu_belo@hotmail.com, Fernando Historia, martins_jana@hotmail.com, jessica_lavigne-myword@hotmail.com, Kleber DCE, kristinavalero@uol.com.br, lara.alvesdacosta@gmail.com, marcel_deco86@hotmail.com, marcio.cacontabeis@hotmail.com, rafaroots_10@hotmail.com, rita_simone@yahoo.com.br, Valdejane Verríssimo, wilter_scs@hotmail.com, reitoria@uscs.edu.br, turibio@uscs.edu.br, marcobassi@uscs.edu.br, marco.bassi@uscs.edu.br, marcos.bassi@uscs.edu.br, reitor@uscs.edu.br, marcosbassi@uscs.edu.br, marianalins.9@gmail.com

____________________________

Caros,

Acabei de ouvir a seguinte frase, “Caio, é verdade que você saiu do DCE?” Me espantei e fiquei chateado. Dequalquer maneira, mesmo não sendo registrado e não ter tido voz para algumas coisas ultimamente, me sinto no dever para mim mesmo de explicar a minha ausência.

Como todos sabem estou no quarto ano e além de todas as implicações que isso já traz (TCC, provas, apresentações etc), também estou trabalhando bastante e estou começando aula de alemão aos sábados pela manhã ou à tarde (o horário é flexível).

Eu achei estranho terem falado isso porque nas últimas semanas recebi email de que não haveria reunião por conta das provas e tudo mais.

De repente essa impressão tenha aparecido para algumas pessoas por eu não descer mais no DCE a não ser para imprimir algum trabalho (como a maioria dos alunos).

Isso é simples: Pelas minhas atribuições nos últimos dois meses em sala de aula e por não ser função minha verificar se impressora ou qualquer outra coisa está funcionando como devia, não vou lá a não ser que seja acionado. (Ainda sim, quase não tenho ouvido mais rumores de que as impressões estão com problema e a secretária nova está trabalhando a contento).

A única queixa que ouvi foi durante a semana que ela estava sendo selecionada e ainda não tinha ninguém pra atender os alunos e a Edilma ficou lá justamente por isso.

Também ajudo o Gui e o Rafa(novo integrante do CineUSCS) no que eles precisam para tocar as sessões e vamos tentar melhorar o projeto cada vez mais.

Mesmo a chapa não sendo registrada e o Tiago ainda assinar os cheques do DCE e todo mundo que foi eleito não é registrado, eu aceitei participar do DCE para ajudar os alunos aqui da faculdade como dava.

Ano passado, dava mais, afinal eu trabalhava para o órgão. Esse ano, assim como todos os
“diretores” eu trabalho, porém de maneira um pouco mais afastada. Afinal, meus objetivos vão além de SCS e do ABC e eu não pretendo ficar na faculdade além dos 4 anos necessários pra eu pegar meu diploma (polêmicas de diploma de jornalismo à parte pf).

Então estou focado no meu TCC e no meu trabalho – acredito que todos devem saber com que eu trabalho – portanto, estou passando o canudo. Convidei o Gui e a Larissa justamente pra isso, pra renovar os ares e ano que vem, tenho plena certeza de que eles farão um bom trabalho pra ajudar TODOS os estudantes durante os 4 ou 5 anos que eles passam pela instituição. Segue abaixo, o projeto de instalação de internet livre pra todos os estudantes (fico no aguardo de ser convocada uma reunião para votarmos e sairmos de lá com os cheques assinados para a assinatura e a compra dos rolters). Eu me proponho a receber os cheques (com a assinatura de quem for) e sacar o dinheiro e no máximo 15 dias botar a internet pra funcionar e colocar todas as notas fiscais na mão de todo mundo.
PS: Vejam a data do email que mandei sobre o projeto.

PS2: Acho que é imprescindível que isso seja instalado ainda em
JULHO!

PS3: Quando tiver reunião marcada, como em 90% das reuniões desse
ano, eu irei.

Abs a todos

From: neumann.caio@hotmail.com

To: dceuscs@gmail.com;
Subject: internet na universidade
Date: Sat, 22 May 2010 14:23:51 +0100

Caros,

Eis os preços para implementarmos a internet banda larga, wireless na
universidade.

Implementação:

Routeador R$129,00 (x6 para cobrir todas as áreas de ambos os campi) =
R$645,00 R$ 219,90 (mensalidade) – Para ambos os campi (valor mensal = R$
439,60) Investimento total no mês de junho – R$1084,00

Demais meses – R$ 439,00 (mensalidade da Net)

Um comentário em “1° semestre de discussões

  1. ruds
    26 de janeiro de 2011

    Hahahahaha, essa troca de e-mails me lembra uma vez que também troquei emails com o senhorio Paulo Mendes.

    Ele me falou uma coisa que já te expliquei uma vez Caio, e que marcou muito minha vida. “CADA UM TEM O QUE MERECE.” Não sei se vc se recorda.

    Eu tenho esse email guardado até hoje e depois de tudo o que aconteceu e que a chapa Alpha perdeu o DCE, essa frase não sai da minha cabeça, mesmo sem acreditar nela.

    hahaha, foda né…. Acredito que tudo que a gente faz para alguém, um dia volta.

    Pois é seu Paulo Mendes, vc tá tendo o que merece, OU SÓ O COMEÇO.

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 1 de setembro de 2010 por em Política, Vida acadêmica.
