MIRANTE 1

Apenas um grande caderno de notas. Um mirante de onde eu olho tudo e qualquer coisa e bato nas teclas pra registrar.

Carta

Caros colegas,

Nosso objetivo não é de forma alguma instalar um clima de insegurança e confusão no meio acadêmico, pelo contrário, o objetivo de questionar se as normas da Universidade e do DCE estão sendo seguidas à risca ou não é o de deixar claro os processos administrativos da instituição e criar um clima de participação e confiança. A própria reunião entre reitoria e representantes de classe mostra uma linha de diálogo (que deveria existir) que só está acontecendo por conta desse questionamento.

Na reunião convocada por nós na segunda feira, foi dito – e está gravado – “nós não queremos fazer bagunça, queremos chamar os estudantes para conhecer e participar das decisões e administração da verba repassada pela reitoria ao DCE”.

Sobre o fundamento das nossas afirmações, nos baseamos em quatro documentos: o Regimento da Universidade, o Estatuto do DCE, um extrato da conta do DCE e um cheque datado de 1° de julho desse ano com a assinatura do Diretor Financeiro do ano passado (que se formou ano passado em direito) e do presidente desse ano (que bombou por faltas ano passado).

Da parte da Universidade, enxergamos que o erro foi o de continuar dando R$8.000(oito mil reais) todos os meses desse ano sem observar o que o regimento dela pede e nem se a situação no DCE estava regular. Qualquer um poderia estar assinando os cheques e movimentar essa verba toda que sai das nossas mensalidades.

Os artigos desrespeitados no Regimento da Universidade são:

Regimento Geral – Página 43

SEÇÃO III- DA REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL

Artigo 108 – O corpo discente tem representação, com direito à voz e voto, nos colegiados, na forma do Estatuto e deste Regimento Geral.

Parágrafo Único. O exercício dos direitos de representação e participação não exime o discente do cumprimento de seus deveres acadêmicos.

Regimento Geral – página 44

Artigo 111 – A representação estudantil tem por objetivo a cooperação da comunidade acadêmica e o aprimoramento da Universidade, vedadas as atividades de natureza político-partidária.

Artigo 115 – Cessa automaticamente o mandato do representante do corpo discente que:

II. tiver deixado de comparecer ao mínimo de setenta e cinco por cento das aulas de qualquer disciplina;

Parágrafo Único. Na vacância do cargo, cabe ao Centro Acadêmico ou Diretório Central dos Estudantes, conforme o caso, indicar novo titular que deve completar o mandato do substituído.

O Presidente DCE do ano passado, Paulo Roberto Mendes, não cumpriu o mínimo de 75% de assiduidade nas disciplinas do ano passado e se matriculou esse ano, em apenas duas pelo curso modular. Dessa maneira, o edital de eleição do ano de 2009, assinado por ele é inválido.

Isso faz com que a verba direcionada ao DCE esse ano (já soma R$64.000) deveria ter sido congelada, já que a situação não foi regularizada.

Dos inúmeros artigos do Estatuto do DCE desrespeitados nesse ano, levantamos os mais graves:

Capítulo IV – Da Estrutura Geral página 5

Artigo 12 – A Assembléia Geral Ordinária será convocada pelo presidente do Diretório Central dos Estudantes “XIV de Outubro”, no mês de março.

Parágrafo Único – A assembléia Geral Ordinaria realizar-se-á com o número mínimo de 2/3(dois terços) dos estudates ou meia hora após a primeira convocação, com qualquer número de estudantes presentes.

Seção III – Da diretoria – página 6

Artigo 20 – Ao presidente do Diretório Central dso Estudantes XIV de Outubro compete:

a)Cumprir e fazer cumprir as disposições deste estatuto, assim como os departamentos internos, deliberações da diretoria e da Assembléia Geral.

Seção V – Da fiscalização – página 10

Artigo 32 – O Conselho Fiscal será composto pelos presidentes do C.A.’s e do D.A.’s de cada curso ou por eleição dos estudantes, no caso da inexistência de representação.

Artigo 34 – A diretoria do Diretório Central dos Estudantes “XIV de Outubro” deverá prestar esclarecimentos ao Conselho Fiscal anualmente, 30(trinta) dias antes das eleições para a nova diretoria ou quando solicitado, através do secretário geral.

Parágrafo Único – No esclarecimento anual deverão ocorrer as prestações de contas e de programa.

Seção VI – Das Finanças – página 11

Artigo 36 – Das finanças do Diretório Central dos Estudantes “XIV de Outubro”:

a) os cheques serão sempre nominativos e assinados conjuntamente pelo presidente e diretor financeiro.

Artigo 42 – Balancete e relatórios de receitas e despesas deverão ser publicados mensalmente, em local de conhecimento público.

São inúmeros os argumentos levantados para desmoralizar os objetivos da gente ter aberto a denúncia na Câmara dos Vereadores, na Auditoria Municipal, na Reitoria e no Ministério Público. Alguns dizem que tem políticos por traz, outros que a gente quer se inscrever com chapa na eleição desse ano e outros até que éramos coniventes com tudo isso. Desde que fomos eleitos, foram inúmeras as brigas dentro do DCE para que as normas fossem cumpridas e que se regularizasse a situação. Porém, muitas desculpas eram dadas e nunca havia uma explicação concreta das dinâmicas que envolvem a verba do DCE.

http://alunouscs.jimdo.com/ Nesse link, se encontram cópias de emails trocados no primeiro semestre em que discutimos interminavelmente para que o que está errado seja consertado e também os documentos que usamos para FUNDAMENTAR nossa denúncia que foi acatada pelo Ministério Público.

NOSSO PLEITO NÃO É BAGUNÇA, LEVANTAMENTO DE EGO, OBJETIVO POLÍTICO OU DENEGRIR A IMAGEM DA USCS. NOSSA REINVIDICAÇÃO É PARA QUE AS COISAS SEJAM FEITAS DE FORMA TRANSPARENTE E COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ESTUDANTES DA USCS PARA QUE ELA SE FORTALEÇA E SE TORNE UMA BOA REFERÊNCIA QUANDO NOS LANÇARMOS NA CARREIRA PROFISSIONAL. ACREDITAMOS QUE A PARTICIPAÇÃO NO DCE DEVE SER DISTRIBUÍDA ENTRE MAIS PESSOAS DESDE OS PRIMEIRO ANISTAS ATÉ OS VETERANOS E NÃO APENAS DE UMA OU DUAS PESSOAS QUE ESTÃO LÁ HÁ CINCO ANOS E FICAM SE REMATRICULANDO SEM PARAR!

ATT,

CAIO NEUMANN, FÁBIO MOTA E FERNANDO DE SOUSA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 1 de setembro de 2010 por em Política, Vida acadêmica.
%d blogueiros gostam disto: