MIRANTE 1

Apenas um grande caderno de notas. Um mirante de onde eu olho tudo e qualquer coisa e bato nas teclas pra registrar.

Parabéns pela vitória Chapa Visão (Eleições USCS 2010)


Caros,

O Fernando me ligou ontem, duas da manhã pra contar a boa nova.

 

Parabéns! Uma primeira vitória se instaura no histórico de todos vocês e também um ano cheio de novas experiências e trabalhos árduos espera por vocês em 2011.

 

Saio da faculdade com uma aura de sussego e esperança de que todos os movimentos, brigas, inquietações, protestos e também muito trabalho atingiram um bom resultado.

 

Só o fato de cinco chapas estarem inscritas nessa eleição, já foi algo interessante.

O mérito da campanha e da simpatia ganha por maior parte dos estudantes é todo de vocês, mais uma vez, parabéns.

 

Outra coisa que me deixou contente foi vocês não terem cedido a proposta de dinheiro externo para a campanha.

Se eu tenho algo pra deixar a vocês como um amigo – que agora transcende o espaço da faculdade – são os seguintes pensamentos:

Fortaleçam seus valores e seus princípios.

 

Pois em situações difíceis, são eles o porto seguro de vocês e mesmo que caiam no erro, eles serão seus consoladores e quem deixará as suas consciências limpas quando alguém apontar o dedo pra vocês (e acreditem, estando a frente do DCE, sempre alguém o fará).

 

Porém, quando essa atitude é tomada, parece que as coisas conspiram a nosso favor – vide a própria eleição.  Eu sei que foi uma decisão difícil a ser tomada, não ceder ao caminho de campanha mais fácil, mas a recompensa valeu a pena – acredito.

Se esforcem ao máximo quanto alunos, sejam o exemplo que os estudantes lá da faculdade precisam se espelhar. Se organizem e sejam disciplinados. Tem a hora do estudo, do trabalho e também a da festa.

 

Permitam-se novas ideias e consultem sempre os estudantes. Uma das grandes falhas do DCE desses últimos anos, na minha perspectiva, é a blindagem que foi levantada.

 

Por que? Simples, quando se faz alguma coisa por debaixo dos panos, esse é um recurso necessário para se continuar lá dentro. Não alimentem sonhos ou ambições de continuar no DCE.

 

Abram debates, levantem discussões sobre as decisões de vocês chamem cada vez mais colegas pra participar das tomadas de decisão ou pra ter novas ideias, pra debater com vocês – uma cultura de participação se faz necessária na USCS.

Assim, acredito que até as eleições do ano que vem, terão mais pessoas querendo assumir o DCE, mas pessoas que foram educadas por vocês, viram vocês como um bom exemplo de DCE a ser seguido.

 

Cuidado com o peso que o dinheiro tem. As pessoas que estão no DCE até 2010 não são más pessoas, mas com o tempo e a perspectiva de que o dinheiro e a popularidade tem de vir facilmente, sem trabalho árduo, as corrompeu.

 

Transparência sempre!

 

Não caiam no erro de que vocês estarão disponíveis quando – e caso – os estudantes procurem vocês pra saber das contas, projetos, reuniões etc.

Tenham sempre a posição pró-ativa de abrir as portas e enviar convites insistentes para que participem.

E um aviso, pode ser que durante o primeiro semestre inteiro, as pessoas respondam a esses convites com um grande não ou pior, com indiferença.

 

Pois não desistam e continuem convidando. Aqui vale o clichê, “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. rsrsrs

Outra sugestão, não façam as reuniões dentro do DCE, façam no pátio e cada semana, façam em um campus diferente.  Fortaleçam a plataforma de comunicação, ela é o grande abismo entre as realidades de dentro e de fora do DCE. Acreditem que se esse trabalho for realizado no próximo ano, vocês serão um marco de mudança na cultura dos estudantes da USCS e podem não ser os 4000 e tantos alunos do ano que vem os únicos ajudados, mas os outros tantos mil em muitos anos.

 

Pra finalizar esse extenso e-mail;

 

Parabéns chapa Visão, um grande abraço, boa sorte e um ótimo trabalho a todos!

Caio Neumann


5 comentários em “Parabéns pela vitória Chapa Visão (Eleições USCS 2010)

  1. Pingback: Tweets that mention Parabéns pela vitória Chapa Visão (Eleições USCS 2010) « MIRANTE -- Topsy.com

  2. ELIANA REZENDE
    29 de outubro de 2010

    BOA TARDE!

    PARABÉNS PELA VITÓRIA….MAS A CHAPA ALFA NÃO DEIXA DE SER VENCEDORA POR TUDO QUE ESTA PASSANDO, NÃO FOI UMA PORCENTAGEM SURPREENDENTE , E SIM CONQUISTADA POR TUDO QUE FOI FEITO PELA GESTÃO TODOS ESTES ANOS.
    CREIO QUE ESTA NOVA GESTÃO VAI TER MUITO QUE APRENDER, PRINCIPALMENTE SABER OUVIR, E O PRINCIPAL DEIXAR ESSAS PICUINHAS DE LADO, E TER QUE ESTAR COM PROPOSTAS PARA FUTURAS REALIZAÇÕES, E TUDO QUE FOI PROMOVIDO NAS ELEIÇÕES.
    TODOS OS ALUNOS, NÃO ESQUECENDO QUE INTEGRANTES DA OUTRA GESTÃO TAMBÉM SERÃO PARTICIPANTES, POR DIREITO ,E NÃO COMO FOI FALADO PELA VISÃO ONTEM NO FINAL DA APURAÇÃO QUE TODOS ESTÃO BENVIDOS MENOS OS DA ALFA.
    COMO ESTUDANTE ESTOU EXPRESSANDO OS DIREITOS QUE VCS MAIS DO QUE NINGUEM TERÃO QUE APRENDER A RESPEITAR, AGORA BOLA PARA FRENTE E FAÇAM O MELHOR PARA O DCE, NÃO COMPARAÇOES DO QUE FOI FEITO, E SIM MELHORIAS.

    OBRIGADA

    LIA REZENDE

    • neumanncaio
      29 de outubro de 2010

      Lia,

      Eu estou me formando, tudo isso que vc disse, deve ser direcionada ao pessoal que vai ficar lá. (@chapavisao ou http://chapavisao.wordpress.com/)

      Eu não estava na apuração. Também não duvido que esse comentário tenha sido solto lá. Mas por questão de argumentação, afirmo que isso deve ter partido do emocional – que convenhamos – estava bem exaltado em todo mundo ontem à noite. O que é natural.

      Se foi alguém que eu conheço, tudo o que posso fazer, como amigo, é pedir pra ele/ela pensar diferente.

      Basicamente, é isso. Eu posso falar por mim e não pela chapa eleita. Afinal, tenho só mais 4 dias letivos contando com hoje ^^ e daqui pra frente, vou buscar novos horizontes e não ficar sentado no mesmo lugar.

      Eu penso que todo mundo que gira o DCE precisa aprender muito. Afinal, quem no alto dos seus 20 e poucos anos está inteiramente preparado ou tem experiência suficiente pra fazê-lo sem aprender nada?

      Ah claro, a não ser que se fique seis anos na mesma posição, asssistindo a barriga crescer e os cabelos ficarem grisalhos, não dando chance pra gente nova passar por essa experiência.

      E se eu posso te dizer alguma coisa sobre o seu papel como estudante é: cobre, mas cobre mesmo, e peça para seus colegas também cobrarem. A gestão do DCE precisa ser participativa e não da forma como vem sendo feita nos últimos anos (independentemente de projetos realizados ou só propagandeados).

      Abs

  3. eliana rezende
    30 de outubro de 2010

    Boa Noite…

    Desculpe se acabei expressando na sua pagina.
    É que acabei vendo seu comentario e comentei..com certeza irei cobrar como na outra gestão espero que sejam receptivos como os da alfa independente de amizades que vc acaba conquistando com o tempo ..como representante de classe cobrarei sim.Acho que os alunos da USCS não sabem não pelo DCE, mas sim pela faculdade que não nos da motivação de ter participação fora do seu horário de aula, e sim motivados pelas horas extra curriculares.
    Obrigado pelo direito de resposta.

    Lia

    • neumanncaio
      1 de novembro de 2010

      Imagina Lia, de forma alguma vc deve se desculpar por se expressar aqui no Mirante. Só estou dizendo, que eu não participo mais dessas decisões ou da gestão ou o que quer que seja em relação ao DCE a partir do momento em que me termino o curso. Porém, também defendo que qualquer um que tenha se formado deve passar essa responsabilidade aos alunos que ainda estão lá.

      A gente tem algumas divergências na maneira como enxergamos a gestão da Alfa. Na minha opinião – que é embasada por falas de algumas pessoas que estavam lá dentro, não existia essa abertura independente das amizades que os integrantes da gestão tinham.

      Concordo que a faculdade fica aquém das expectativas no quesito abertura de diálogo com os estudantes.

      Esse meu post, é justamente um primeiro palpite – que dou enquanto estudante da USCS nesse ano – de que essa abertura deve ser estimulada e pra chapa visão não cair nos mesmos – e graves – erros que a alfa cometeu (e que eu vi por dentro).

      Inclusive, conversei com a pessoa que disse o que vc citou no comentário anterior. Como eu escrevi antes, ela foi levada pelo calor do momento, mas me disse – já com a cabeça fria – que foi infeliz na sua colocação e que todos estão aptos e bem vindos a contribuir para o bem comum dos estudantes e não para benefício próprio – seja de ego, de dinheiro ou o que for.

      Eu desejo muito boa sorte pra todos no ano que vem e reitero – participem.

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 29 de outubro de 2010 por em Textos e ensaios..., Vida acadêmica.
