MIRANTE 1

Apenas um grande caderno de notas. Um mirante de onde eu olho tudo e qualquer coisa e bato nas teclas pra registrar.

São Paulo – Linha reta

A cidade é reta

Todas as suas linhas desenhadas e esquadrinhadas por arquitetos, engenheiros, pedreiros e peões.

Que delícia ardente e masoquista.

Seus metrôs, suas ruas, seus carros passando e passando.

Enquanto isso, vou dando tragos no meu cigarro ou bebericando o meu café.

Mas raramente os dias ensolarados me trazem a terra dos textos.

É muito mais comum um dia nublado como hoje, de garoa fina (típica paulistana) e nuvens baixas que tocam as superfícies dos prédios me arrastarem às teclas e a essas letras.

Não sou poeta, mas a melancolia ordena bem os meus pensamentos a ponto de eu não perdê-los de vista e conseguir aprisioná-los nessas linhas.

Nos dias ensolarados, eles correm soltos, brincam de pega comigo que passa as horas correndo e deixando muita bagunça e pendências pra trás.

Que culpa eu tenho? Afinal, não foi assim mesmo que a maior cidade surgiu de uma pequena vila, um pequeno colégio jesuíta pra domar ou salvar as almas de índios?

Pois é, todas essas linhas são retas, e eu ainda me perco. Todo santo dia.

Só o Copã aparentemente mostra uma silhueta diferente. Algumas curvas no meio de todos esses 90°.

Ainda assim, Niemeyer apresenta algumas “retitudes” e elas, vistas de longe, só parece colocar a cabeça pra fora desse mar de prédios(perdão pelo clichê) e dar um leve respiro no ar esfumaçado e seco.

A não ser nesses dias, como hoje, nublados e brancos em o Copã esconde a sua fronte, bem do jeito que eu queria esconder a

minha entre meus travesseiros e perder o dia de vista…

Aé, o fato de eu ter dormido só três horas NÃO tem nada a ver com essa tal lentidão de hoje… ¬¬

* A primeira foto é de hoje de manhã, todas as outras, da última segunda-feira.

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 11 de novembro de 2010 por em Cidade.
