MIRANTE 1

Apenas um grande caderno de notas. Um mirante de onde eu olho tudo e qualquer coisa e bato nas teclas pra registrar.

Políticos

Políticos, ah os políticos.

De acordo com Jonas Rabinovich, Conselheiro Inter-regional de Governança Políticas Públicas do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Onu, gasta-se no mundo U$1,5 trilhões com corrupção no mundo todos os anos. O PIB brasileiro em 2009 foi de R$ 3,143 trilhões. O dólar hoje está a R$1,69. Então 1,5 trilhões de dólares é igual a  2,535 reais.

Então eu posso concluir que quase o nosso PIB inteiro de 2009 foi desviado por engravatados espertinhos que não conseguem enxergar o quadro todo empaticamente e 2 bilhões de pessoas orbitando a pobreza extrema e ficam enchendo os próprios bolsos.

A indignação de hoje é porque estou me dando conta – e caso eu esteja errado, estou começando a pensar – que não existe um grande ladrão no mundo ou um pequeno time de super-ricos estão passando a perna no resto da humanidade.

Não, não é isso, é um exército gigantesco, tão gigante que eu me pergunto se existe salvação e se, no final das contas, todos nós não somos assim…(?)

Não, alguns de nós se recusa a deixar as nossas barrigas e bigodas (quase todo político tem um bigode) crescerem e não nos entregamos aos colarinhos brancos da bandalheira.

Sorrisos e tapinhas nas costas. Eu conheço um de perto. Não vou nem dizer que tive vários enfrentamentos com ele nesse ano de 2010 – procurem posts antigos – mas ele “ama mais que qualquer um a instituição que ele rege”.

Engraçado. Esse discurso é empregado pra falar do povo – o Lula disse essa semana que era a encarnação do povo ¬¬ – do Brasil, GV que morreu pelos cidadãos brasileiros e pelo Brasil anos antes do tiro final torturou muita gente, e por aí vai…

Mas é impressionante e triste a forma como esses engravatados e barrigudos tomam à frente de organizações por trás de grandes mesas e acordos.

Envenenam as pessoas com os seus “senhores”, “Vossas excelências” e outras formalidades.

Seus egos são do peso do mundo e por causa deles, eles nos afundam e dão o pior exemplo para as novas gerações. Quando alguém mais novo tenta pensar diferente, eles retaliam, proibem, boicotam e distorcem…

Eles ditam as regras, e a gente vai sendo carregado. De um lado para o outro, a gente dança conforme eles tocam…no trabalho, na faculdade, na comunidade, na família…

Não estou revoltado hoje, apenas sem esperança…

Um comentário em “Políticos

  1. Pingback: Itinerante – Reflexões… | MIRANTE1

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 10 de dezembro de 2010 por em Política.
