MIRANTE 1

Apenas um grande caderno de notas. Um mirante de onde eu olho tudo e qualquer coisa e bato nas teclas pra registrar.

O valioso pedigree da biodiversidade – Entrevista com Thomas Lovejoy

No mês passado, foi publicada uma entrevista que fiz com Thomas Lovejoy, para a revista Ideia Sustentável, com ilustrações do Nani.

Um dos mais importantes biólogos da conservação, Thomas Lovejoy não é afeito à política das meias palavras. Muito menos das meias frases. Quando perguntado se concorda com o dado bastante difundido por organizações não governamentais ligadas ao meio ambiente, de que estamos retirando da Terra até 30% a mais de recursos do que ela é capaz de repor, ele responde solene, incisivo, consciente do poder de sua afirmação: “Na verdade, estamos retirando 50% além da capacidade de reposição. Assim não dá para continuar!”

Criador da expressão “diversidade biológica” – e, mais do que isso, responsável por sua inserção na comunidade científica, no início dos anos 1980 – Lovejoy não se enquadra entre os catastrofistas. É, antes de tudo, um homem de convicções fortes alimentadas ao longo de mais de 40 anos de labuta intelectual e do exercício variado de funções como a de conselheiro de Biodiversidade da Fundação das Nações Unidas e do Banco Mundial, pesquisador da Amazônia e expert em questões que vão desde a ecologia tropical às finanças políticas da conservação ambiental.

Taxá-lo de alarmista, portanto, não faria justiça à sua linha de raciocínio lógico, até bastante simples na essência. Para o presidente do H. John Heinz III  Center for Science, Economics and the Environment, a busca incessante….

Confiram o link da entrevista completa ou veja o PDF(IS23 – Entrevista)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: