MIRANTE 1

Apenas um grande caderno de notas. Um mirante de onde eu olho tudo e qualquer coisa e bato nas teclas pra registrar.

Itinerante – Reflexões…

Mais uma vez a terra avermelhada dessas paragens me invade as narinas e cobre minha fronte, enche os meus olhos. As saudades formam uma lente por onde enxergo tudo.

Ainda assim, o Sol é mais colorido. Só que longe da terra cinza,concretada paulistana, esse lugar vermelho parece atiçar ainda mais a vontade do seu colo.

Eis que me deparo com o prefeito da cidade e – que surpresa! – apesar de 900 km distante de casa, político é tudo igual. Com seus sorrisos fartos e distribuição de apertos de mão. Sobrou até pra mim, quieto no meu canto. Assim que me percebeu observando-o, logo se deslocou quase dois metros, esticando sua palma flácida, como se me conhecesse há tempos. A mesma mão que ele usava há pouco quase freneticamente para arrumar seu cabelo para dar uma entrevista a dois canais de televisão. Seus gestos eram quase cômicos para mexer em um cabelo que não saía um milímetro da pose.

================

Sobre a divisão do estado do Pará: eu era categoricamente contra. Mas ouvindo o pessoal aqui da região falando sobre o desenvolvimento que isso pode levar pra lá, não estou conseguindo manter minha opinião de forma tão sólida quanto antes.

Opinião cunhada na minha humilde cadeirinha de escritório paulistano. Na verdade, eu não deveria opinar sobre como está o quintal dos meus vizinhos. Ok, esse pode ser um maqueavélico golpe de uns putos políticos ladrões pra conseguirem mais cadeiras em Brasília, criando novas tetas na grande porca que é o governo para o esbanjar deles e de suas famílias. Porém,ver o brilho nos olhos esperançosos dessas pessoas vislumbrando desenvolvimento para essas cidades, às margens de um estado gigantesco, esquecidas das capitais longuínquas, traz dúvida sobre a minha própria convicção no assunto.

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 2 de agosto de 2011 por em Itinerante, Política.
