MIRANTE 1

Apenas um grande caderno de notas. Um mirante de onde eu olho tudo e qualquer coisa e bato nas teclas pra registrar.

Deustche Musik – Bandas alemãs! (Rammstein)

Fonte: Mirante – 20/05/2011

Desde pequeno, vejo o meu avô – todo domingo pela manhã – sentado em frente a uma vitrola escutando discos de vinil de bandas alemãs. Porém, o velho Alberto Neumann sempre escutou polca e fanfarras. As músicas são fantásticas, alegres, dançantes. Ele sempre conta a história do aniversário de 25 anos de casamento de seus pais. “A gente teve que calçar o assoalho da sala, pelo porão, porque senão, a alemanzada ia derrubar tudo de tanto dançar!” E assim, ele estoura em uma risada alta que lhe tira o fôlego.

Porém, nada disso aqui hoje, há alguns anos venho dando atenção a algumas bandas da terra dos meus bisavós. Porém, são bandas já globalizadas, que misturam estilos e cantam em inglês além de alemão.

Rammstein.

Essa banda, pra mim, realmente traduz no seu som o que eu tenho como imagem da Alemanha.

O som é pesado, metálico. Parece que você está em uma siderúrgica – aliás, foram os alemães  que trouxeram a siderurgia para o Brasil.

Além disso, suas letras e clipes são recheadas de ironia e palavras cruas. Classificado como rock industrial por alguns críticos. Eu concordo.

Eles são formais, super teatrais em seus shows e trazem à mente aquela força pesada dos povos do norte.

Sonne – Esse clipe tem a Branca de Neve mais sexy e rock and roll de todos os tempos

Amerika – O clipe e a música mais irônicos sobre a influência dos EUA no resto do mundo e no processo de globalização

Keine Lust – A forma com que eles são retratados nesse clipe é como eu enxergo os políticos do Brasil e alguns reitores de Universidade que conheci

Moskau – A música tem o refrão em russo e é uma declaração de amor à Moscou. A forma como eles personalizam a cidade na letra é absurdamente fantástica!!!

Classificação

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 19 de agosto de 2011 por em Música e marcado , , , , , , .
