MIRANTE 1

Apenas um grande caderno de notas. Um mirante de onde eu olho tudo e qualquer coisa e bato nas teclas pra registrar.

Diário de um Cajiano – #3 semana – Semana de estágio!

Eu no futuro Itaquerão… mas o trabalho duro começa mesmo é agora

Isso mesmo. Uma surpresa no Curso Abril de Jornalismo 2012. Durante a terceira semana vamos dar uma ralada nas redações. Cerca de 30 redações diferentes vão receber os 57 Cajianos. Bora ver o rala e rola.

Ansiedade. Sempre presente nesse ano. Durante janeiro, antes do curso começar. Em fevereiro, ainda mais e muita, MUITA correria.

Tivemos 2 workshops na semana que passou. O primeiro do Ben Hammersley, editor da Wired UK e depois do Sean Ingle, editor do caderno de esportes do The Guardian. Pequenos grandes projetos para entregar em 48 horas e que cada um dos grupos deixou os “mates” boquiabertos. Bom, eu sei que eu fiquei impressionado.

Agora, mais uma etapa – óbvio, nada fácil – começa.

Eu e mais uma colega fomos escalados para trabalhar essa semana pré-carnaval na Men’s Health. E que delicinha, em semana de fechamento. Mas tá tudo bem.

Fomos nos apresentar na sexta à tarde ao diretor de redação, entre uma visita ao futuro estádio do Corinthians e uma palestra sobre a edição da Veja para Ipad. Ele e uma editora nos receberam muito bem. Ainda assim, não saía da minha cabeça a difícil tarefa de entender uma revista que eu nunca tinha lido.

E é bem isso, se tem uma coisa que estão insistindo no curso é que cada revista é uma entidade diferente da outra, atende ao seu público, normalmente um grupo muito específico, com comportamentos peculiares e diferentes uns dos outros. Cada jornalista precisa entender muito bem pra quem escreve. Não só isso, mas também o que escreve.

Mas hey! Por que o leitor da revista “A” não pode ter um pé também na revista “B” ?

Foi isso que eu descobri. Sou leitor/”Fã” da Alfa, outra revista da casa (pra ser exato, do mesmo núcleo). E confesso que nunca comprei uma Men’s Health por não me interessar pelas chamadas de capa, achei que o meu perfil não se encaixava na linha da revista. E claro, preciso confessar, não comprei nunca a revista por pensar “o que vão achar de mim, no metrô, empunhando uma publicação com um cara todo bonitão e sem camiseta na capa?” (Cadê a minha mente aberta e minha modernidade agora ein?) ¬¬

Comprei a edição todo empolgado na terça-feira passada, assim que saiu a lista de quem ia cair em qual redação.

E me surpreendi a cada virada de página. E aqui vão mais algumas confissões de minha parte:

#1 – Tem duas matérias de sexo e relacionamento que respondem exatamente algumas neuras minhas.

#2 – Eu até sei cozinhar alguma coisa. Mas ultimamente penso em maneiras de surpreender a minha namorada preparando algum prato “mudérrrrninho” e na última edição – olha só – tem algumas receitas bem fáceis, bem moderninhas e pouco calóricas pra surpreendê-la.

#3 – Mas que diabos, há cerca de um ano e meio eu cultivei – com muita coca-cola e muita pizza – uma barriguinha sem vergonha que nos meus tempos de natação… ah, os meus tempos de natação… enfim, estou bastante preocupado com calorias do que como e com exercícios que eu não faço mais.

#4 – Tem uma matéria muito boa sobre o tipo de corpos femininos e quais posições sexuais é melhor para cada um.

#5 – Enquanto o diretor me explicava o que era a revista na sexta, eu quase caio da cadeira pensando “putz, eu penso bem dessa forma”. Por exemplo, o leitor de Men’s Health é o cara que curte uma balada e curte ir ao bar com os amigos, mas ele não vai ultrapassar os limites e vai se hidratar enquanto bebe ou no dia seguinte vai se hidratar muito. Ele é um cara que normalmente tem um relacionamento sério e sabe que existe um lance de companheirismo com as mulheres de hoje. Elas te ajudam a crescer. Ele sabe que precisa se vestir bem pois isso é bom para a sua carreira. Ele é preocupado com a própria aparência e procura na revista, uma fonte de informação útil para o dia a dia…

E nesse ponto, destaco algo que ficou na minha cabeça. “O leitor de Alfa ou de Playboy costuma ler para se entreter. No caso da MH, o objetivo é ter em mãos um guia de serviços”.  Isso vai ao encontro de uma ideia que tive assim que vi a bendita matéria de nutrição. Eu me imaginei, com a revista aberta na cozinha, seguindo o passo a passo da receita.

Afinal, ela é uma revista prática e científica com assuntos interessantes para o cara que eu estou me tornando depois dos 20 anos…

Editar a Men’s Health traz aquele prazer típico que a gente sente quando encara desafios. O desafio, aqui, é melhorar a vida do leitor dando a ele a informação mais relevante sobre bem-estar masculino – campo que só agora começa a ser mais explorado pela comunidade científica e até pouco tempo rejeitado pelos leitores mais conservadores.

A julgar pelo nosso sucesso (somos desde o lançamento, em maio de 2006, a segunda maior revista masculina brasileira, atrás apenas da Playboy), temos mudado a vida de muito cara legal. O segredo do sucesso é que sempre acreditamos na modernidade do leitor brasileiro. Nosso leitor é o sujeito que comprou o barato do jornalismo de serviço – diferente do de entretenimento, é feito de dicas, soluções, truques para serem “usados”. Ele vê nossas sugestões – simples, práticas – como uma alavanca real para transformar sua vida. Ou seja, sua modernidade está no fato de que ele acredita no que diz nosso slogan: viver melhor é fácil! Ok, mas como chegar lá? Simples. Deixar seu corpo mais forte e bonito. Transar com as mulheres de forma plena, em relacionamentos mais sólidos. Comer de forma mais saudável – sem prejuízo do prazer. Cuidar da saúde sem neura. Vestir-se com estilo e pertinência para não virar uma vítima da moda e turbinar sua aparência com sacadas e produtos de última geração. E, claro, colocar a carreira no trilho do sucesso e da grana.
Airton Seligman – Diretor de Redação

Diabos. Gostei da revista, lá se vão mais 10 pilas todos os meses pra comprar mais uma. Assim que arrumar um emprego vou assiná-las.

Ah, claro. Todas as revistas da editora Abril têm uma missão. Isso ajuda a desenhar os contornos de cada publicação. Aquele lance que cada uma é diferente da outra que escrevi mais pra cima.

MISSÃO Men’s Health
Ajudar o leitor a ganhar controles físico e emocional,
oferecendo dicas práticas e confiáveis de uma maneira
informal e positiva. Melhora a qualidade de vida do leitor. A
Men´s Health será o instrumento fundamental para
alavancar essa transformação.

E agora, o desafio. Em uma semana, semana de fechamento – que quem sabe como é, sabe que é o terror – eu vou cair lá no meio e tentar 1 – fazer um puta trabalho bom,2 – fazer um baita trabalho bom pra caramba, 3 – ser percebido, 4- escrever bem, 5 – escrever bem.

Mais uma vez, ansiedade.

Mais alguns dados da “MH”

Nem sempre a capa traz uma bonitona, mas pera lá! E aquela máxima “Nunca julgue um livro pela capa”?

Lançada pela editora Rodale Inc., em 1987, nos EUA, a Men’s Health é marca de revista masculina mais vendida no mundo, com 44 edições ao redor do mundo. Ela cobre áreas como saúde, fitness, nutrição, relacionamentos/sexo, estilo e carreira. É a segunda maior revista masculina brasileira.

Em maio desse ano, a edição brasileira completa 6 anos.

Circulação média 2010 = 113.065 exemplares

Assinaturas = 55.161 exemplares

Avulsas = 57.903 exemplares

Tiragem = 191.487 exemplares

De acordo com a Marplan, isso dá 369 mil leitores.

Pra quê responsabilidade nessa semana, né?

3 comentários em “Diário de um Cajiano – #3 semana – Semana de estágio!

  1. snovaes
    13 de fevereiro de 2012

    Cada vez mais admiro seu trabalho, muleke. Confesso que me deu até uma certa inveja… Parabéns!

    • Caio Neumann
      13 de fevereiro de 2012

      hahaha… vc tá falando isso só pq eu fui lá pro Itaquerão… ahuahuaha
      Mas sério…assim eu vou ficar sem graça.
      Terminando tudo isso aqui nós vamos pro butequis, tomá um suco de cevadis, que é pra nóis subir o morris!

  2. Pingback: Diário de um Cajiano – #3 semana – final de estágio, aniversário ;-) e algumas capas da Playboy para os amigos | MIRANTE

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 13 de fevereiro de 2012 por em Diário de um Cajiano e marcado , , , .
