MIRANTE 1

Apenas um grande caderno de notas. Um mirante de onde eu olho tudo e qualquer coisa e bato nas teclas pra registrar.

Fase nova, jornalista

Já há algum tempo não venho tendo tempo de postar aqui. Mais uma vez, as atribulações do dia-a-dia me absorvem.

Agora, essa belezinha está pegando minhas tardes (http://clubalfa.abril.com.br/) e durante a manhã ainda estou apurando – há muitas semanas – uma matéria.

Matéria difícil. Envolve uma morte, talvez um suicídio, mas que não tem nenhuma explicação. Os amigos, a esposa e a justiça simplesmente não querem falar. Meu editor está me cobrando uma resolução que ainda não existe e caso eu não consiga, pelo menos algo que clarifique ou dê algum – qualquer – motivo para que o personagem tenha tomado a decisão de tirar a própria vida.

Preciso entregar ainda nessa sexta um relatório com possíveis fontes na cidade desse entrevistado, que fica lá no Nordeste. Semana que vem tenho que viajar pra lá – claro, sem esquecer que ainda tenho minhas atribuições diárias no trabalho – e tentar conseguir qualquer informação que justifique minha ida pra lá.

Além disso, vou fazendo o texto no avião, na volta pra entregá-lo o quanto antes.

Aí fico pensando. Por que diabos jornalista muitas vezes é visto como o próprio diabo? Da mesma maneira que um técnico em eletrônica pode desenvolver um circuito de um desfibrilador, ele também pode produzir circuitos para criar bombas. Um jornalista pode fazer a mesma coisa, pode escrever algo construtivo ou não.

Isso depende muito do que você lê. O leitor procura algo construtivo ou não?

De qualquer maneira, existem bons e maus jornalistas e bons e maus assessores de imprensa, e bons e maus advogados, e bons e maus médicos e enfermeiros.

Ainda assim, existe uma ideia coletiva de que é tudo pela notícia e nossa missão é passar por cima de tudo e de todos para conseguir um furo. Em tempos de internet, eu defendo que furo jornalístico precisa passar por uma revisão dentro da comunidade jornalística.

Isso sem contar o interesse das pessoas em aparecer numa revista, no jornal ou aonde quer que seja e a gente precisa ficar separando joio do trigo para que a informação seja relevante para o leitor. Pergunto, de novo, o que você gosta de ler?

É, ser jornalista não é fácil. Aliás, como diz um colega do trabalho, “não tá fácil pra ninguém”.

Depois eu continuo esse raciocínio. Mais uma vez, preciso correr.

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 25 de abril de 2012 por em Textos e ensaios... e marcado , , , , , , .
