MIRANTE 1

Apenas um grande caderno de notas. Um mirante de onde eu olho tudo e qualquer coisa e bato nas teclas pra registrar.

Três anos sem Michael Jackson

Uma das primeiras memórias que consigo resgatar da minha vida é o tapete da sala da casa dos meus pais. Meus pés descalços e desajeitados tentavam imitar o homem, com cara de criança, que persegue uma mulher linda, esguia e de cabelos cacheados por ruas pichadas, bem a cara dos anos 1980. O clipe de “The way you make me fell”.

Aos cinco anos de idade, naquelas dancinhas de escola, minha turma ficou com “Beat it”. A guitarra da música é inconfundível e até hoje me traz um gosto de infância.

A obra de Michael Jackson, sua música, seus clipes, seus figurinos e seus passos de dança contagiaram multidões e criaram novos espaços na indústria do entretenimento.

“Thriller” , seu segundo álbum solo é o mais vendido da história em todo o mundo com 110 milhões de cópias. Sete das nove canções do álbum foram lançadas como singles, e todas chegaram às dez primeiras posições da Billboard Hot 100, parada de sucessos da revista americana Billboard.
Duas músicas, “Billie Jean” e “Beat It” chegaram ao primeiro lugar. Isso tudo em tempos sem internet e mp3.

Thriller também foi um marco na luta contra a discriminação racial na indústria fonográfica. MJ foi o primeiro artista negro a tocar na MTV estadunidense, com o videoclipe de “Billie Jean”, dirigido por Steve Baron. “Beat It”, que conta com a participação do guitarrista Eddie Van Halen, fez rádios de rock, na época focadas principalmente pelo público branco, a tocarem uma canção de um negro. Além disso, as rádios de black music passaram a tocar rock.

“Thriller” era exibido a cada 40 minutos na MTV. O sucesso foi estrondoso, nada incomum para um artista que viveu de superlativos tanto nos recordes quanto nas excentricidades.

Em 2007 1.500 presos da província de Cebu, nas Filipinas, chamaram a atenção do mundo quando resolveram coreografar Thriller.

O episódio do bebê na janela, sua infância conturbada, as condições de sua morte, as acusações de pedofilia, câmera hiperbárica, seus dois casamentos, a mudança na cor da pele, as cirurgias plásticas, os olhos claros de sua filha. Tudo em torno de Michael Jackson é estranho demais. Sua vida não-profissional foi um espetáculo midiático de quinta categoria, especulações e manchetes de tablóides.

Há três anos, a notícia de sua morte veio como uma pedra. Algumas semanas antes, o cantor anunciou apresentações em Londres. Aos 50 anos, o rei do pop sairia de sua reclusão. Mas não foi bem assim. E sua morte foi espetacular. A primeira foto, dele entubado, depois as inúmeras notícias mostrando a casa aonde estava morando. A imprensa revirava e revirava o seu passado.

E eu me pergunto: como um cara que escreveu letras de músicas assim…

I said if you’re thinking of being my brother/ Eu disse se você está pensando em ser meu irmão
It don’t matter if you’re black or white/ Não importa se você é preto ou branco

It’s black, it’s white/ É preto, é branco
It’s tough for you to get by/ É duro para todos sobreviver
It’s black , it’s white/ É preto, é branco

I’m starting with the man in the mirror/ Estou começando com o homem no espelho
I’m asking him to change his ways/ Estou pedindo a ele que mude seus modos
And no message could have been any clearer:/ E nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:
If you wanna make the world a better place/ Se você quer fazer do mundo um lugar melhor
Take a look at yourself and then make a change/ Olhe para si mesmo e faça uma mudança

… realmente poderia tomar as atitudes que a imprensa sempre o acusou.

Isso tudo sem contar o comportamento estranho da sua família, que também tornou seu funeral em um show. Artistas diversos prestaram homenagens cantando e dançando.

O julgamento do médico, outro show de horrores e todo mundo em cima. Cobertura completa. Eu não fiz questão de acompanhar.

Decidi deixar a minha sede de notícias e me enfiar na vida dos meus artistas preferidos no dia de seu funeral (7 de julho de 2009). O caixão dourado com o corpo de Michael esteve presente durante todo o evento, que se estendeu por mais de duas horas e meia e foi acompanhado pela televisão em todo o planeta. Mais de 17 mil pessoas estiveram presentes no tributo.

Estava em casa nesse dia, ia a uma palestra de Gay Talese no MASP. Quase me atraso, mas fiz questão de assistir até o final. Uma parte da minha infância morria ali. Entre a confusão de acreditar nas acusações de todas as estranhezas da vida de Michael Jackson, preferi ficar com as palavras de sua filha, “desde que eu nasci, o papai foi o melhor pai que vocês podem imaginar. Eu só queria dizer que eu te amo muito”.

Mas eu sou um saudosista e a música dele é muito boa. Assim, Michael Jackson é um artista como ainda não existiu igual e suas músicas não saem do meu celular ou do meu carro e ainda me fazem sentir vontade de dançar no tapete da sala dos meus pais.

Também publiquei esse texto no Club Alfa

Deixe um comentário

