MIRANTE 1

Apenas um grande caderno de notas. Um mirante de onde eu olho tudo e qualquer coisa e bato nas teclas pra registrar.

Corinthians campeão da Libertadores! E eu to feliz!

No primeiro momento isso desceu amargo demais. Meu sentimento era de uma raiva intensa. Eu tava com vontade de sair na rua e pegar o primeiro corintiano e fazer do rosto dele, uma massa de pão.

Mas aí comecei uma segunda reflexão. Quero entender esse sentimento tão bizarro e aflorado que me corroia o estômago e me arrepiava a pele.

Eu sou santista. Ganhar é gostoso, ganhar do Corinthians é ainda mais. Dessa vez, tava na cara, o Corinthians teve sorte nessa Libertadores, sorte de campeão, como a bola na trave no primeiro jogo da final e a pernadurice do Diego Souza nas quartas. Confesso que fiquei feliz com o erro dele. Pois se tem um jogador que é alvo específico do meu asco é o Diego Souza, o Adriano, o Marcelinho Carioca e o Jorge Henrique.

Explico: Esses jogadores em alguns momentos provaram que preferem ganhar sujo, a qualquer custo, catimbando e fazendo fitas com as coisas. Ah, tem outro cara que eu odeio, o gandula do jogo contra o Santos.

Por ironia, boa parte dos meus grandes amigos são Corintianos. Mas as pessoas que eu prefiro não manter contato e que já estiveram nos meus círculos sociais, que são arrogantes, malandras, corruptas, hipócritas e egoístas, também são corintianas.

O mais engraçado. Conheço corintianos que são ótimos observadores de futebol, fazem análises e críticas super eloquentes. Salvo as situações cabeludas do corintians, como a do maldito gandula. Quatro desses personagens, depois do jogo do Santos disseram frases muito parecidas, “que feio, o gandula jogou a bola pro Adriano, ele não tinha nada que bater no cara!”

A intenção do gandula de tirar a bola do Adriano, a jogando pro lado, foi óbvia, estampada na cara de todo mundo. Ou ainda, são os caras que vão pra segunda divisão e falam que tudo bem e quando o Palmeiras passou pela mesma coisa, encheram o saco.

São os mesmo que falam todos cheios de marra: “Vai Corinthians, aqui é um bando de loucos! Mimimim”, botando a maior banca!  É como o Lula, que prefere esbravejar que não teve estudo, que é do ‘povo’, que chegou à presidência sem fazer faculdade etc.

Oras, eu me esforcei muito em toda a minha vida escolar pra chegar aonde cheguei e me orgulho muito disso! É necessário ter orgulho da vontade de melhorar e se esforçar pra ser mais inteligente. A gente tem uma visão distorcida de que humildade e pobreza são a mesma coisa.

Quando o Corinthians toma um gol ou perde um jogo é uma lata de lama que vejo na cara de todos os Corinthianos que fazem parte do grupo dos ‘orgulhosamente maloqueiros’. Hoje mesmo, recebi uma mensagem da minha namorada assustada porque no ônibus, um bando de sem mães começou a bater na lateral do ônibus falando “vai corinthians” entre outras coisas e estouraram rojões perto do busão cheio de gente voltando do trabalho.

Mas hoje eu estou feliz que o Corinthians ganhou a Libertadores. Finalmente! Piadas, a gente arruma outras, em breve.

Por ironia, eu tive que soltar nas redes sociais e publicar um texto lá do trabalho escrito por Roberto Amado, um corintiano e um homem dos mais eruditos, inteligentes e legais que conheço.

http://clubalfa.abril.com.br/esportes/futebol/o-campeao-e-a-inclusao-social-do-corintiano/

Sim, estou feliz. A conquista inédita e retardatária do título mostra que todos tem seu dia de sol, e isso é bom.

Não, não estou sendo irônico. Durante o jogo eu fiquei imaginando uma criança, em um hospital, em um orfanato ou em alguma situação ruim qualquer e ele, nesse dia, está feliz. Assim, fiquei bem comigo mesmo e com a vitória do Corinthians.

Mas no final, me pergunto, algum corintiano, algum dia vai se sentir assim quando um rival vencer qualquer competição?

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 5 de julho de 2012 por em Textos e ensaios... e marcado , , .
