MIRANTE 1

Apenas um grande caderno de notas. Um mirante de onde eu olho tudo e qualquer coisa e bato nas teclas pra registrar.

Vida

Engraçado como as coisas acontecem. Sério, por mais trágico que tenha sido o seu dia, sua semana ou os seus meses, no final das contas é engraçado. Talvez por isso que as pessoas digam “um dia você vai dar risada disso tudo”.

Às vezes você se pega remoendo a ansiedade de como vai ser o seu futuro, se desgasta ruminando o passado e imaginando como isso ou aquilo poderia ter sido. No final das coisas, poucas são as que realmente importam.

O importante é você ir levando. No filme Rocky Balboa, que o Sylvester Stallone escreveu e estrelou, o Rocky fala pro filho:

The world ain’t all sunshine and rainbows. It’s a very mean and nasty place and I don’t care how tough you are it will beat you to your knees and keep you there permanently if you let it. You, me, or nobody is gonna hit as hard as life. But it ain’t about how hard ya hit. It’s about how hard you can get it and keep moving forward. How much you can take and keep moving forward. That’s how winning is done! Now if you know what you’re worth then go out and get what you’re worth. But ya gotta be willing to take the hits, and not pointing fingers saying you ain’t where you wanna be because of him, or her, or anybody! Cowards do that and that ain’t you! You’re better than that!

O mundo não é raio de sol e arco-íris. É um lugar muito mal e ruim e não importa o quanto durão você é ele vai bater em você e te colocar no chão e te deixar lá permanentemente se você deixar. Você, eu ou qualquer um nunca vai bater tão duro quanto a vida. Mas isso não é sobre o quão forte você bate de volta. É sobre o quanto você consegue aguentar e ir seguindo em frente. O quanto você leva e vai em frente. É assim que se vira um vencedor. Agora, se você sabe o seu valor então vá lá e ganhe o que é seu. Mas você tem que estar disposto a levar os golpes, e não apontar os dedos dizendo que você não está aonde quer por causa dele, dela ou ninguém! Covardes fazem isso e você não é assim. Você é melhor que isso!

Sério! O cara escreve uma coisa linda dessas e tem gente que fica taxando os filmes dele de ruim e dizem que filmes de ação são idiotas e vazios…

Existem pessoas que escolhem viver e pessoas que escolhem morrer antes da própria hora. Tem gente que fica sem resolver o próprio passado, se questionando, questionando o mundo, arrastando uma insegurança eterna, não sabem o que querem e esticam até o último instante pra fazer uma escolha.

Não dá pra ser assim. As coisas precisam ser intensas, você precisa viver ao máximo, aguentar o máximo de pancadas que a vida te dá e dar a outra face. Eu sou assim, minha alegria é intensa e minha tristeza também.

Quando algo não dá certo eu me rasgo, me incomodo, me injurio… mas com a mesma intensidade invisto na minha felicidade, nos meus sonhos e dou risada. Eu sou daqueles que sonham acordado, não para de falar sobre o assunto e  fica ansioso querendo que as coisas deem certo, pra ontem.

Eu quero mudar o mundo, quero que todas as pessoas sejam felizes e quero que esse lugar seja melhor pra todos. Já me enfiei em muita enrascada por causa disso – quem me viu no último ano da faculdade sabe disso. Tomei na cabeça, as pessoas  que continuam a corromper o sistema continuam lá, gozando a vida e eu tive que pagar um ano inteiro de faculdade em cinco meses… mas hey! Eu consegui pagar, ainda consegui trocar minha TV do quarto, trocar meu notebook e comprar meu PS3 – e ainda conheci o interior de Goiás e Tocantins.

Tá vendo, as coisas dão certo. Eu sempre soube o que quis e continuo sabendo. Vou até o talo e levo muita alegria no coração – precisa ser diferente?

Nas últimas semanas vi que conseguir cultivar amigos fantásticos que se importam comigo e que sempre me dizem pra ligar a qualquer hora pra conversar, pra eu ficar bem etc. Minha família se mostra cada vez mais unida e feliz – mesmo tendo problemas que toda família tem – mas na hora do aperto, todo mundo tá lá pra dar apoio.

O que mais você pode pedir da vida? Eu digo pra dar um sorriso das situações e cultivar o carinho das pessoas. Se você não se dá bem com o seu pai ou sua mãe, seus irmãos ou quem for, dê mais uma chance pra eles. Isso só vai fazer bem.

Eu não sou Ted, Barney, Marshall, Jon, David, Carlos, Messi nem ninguém, eu sou eu mesmo e sou feliz por isso. Sou grande e atrapalhado – o que me atrapalhou muitas vezes e me fez meter os pés pelas mãos. Ainda assim, vou vivendo, aprendendo com os erros, me transformando, rindo e tocando o barco.

A vida vai batendo, mas eu acordo todos os dias de manhã e continuo levando…

Dê valor às pessoas e às coisas certas. Dê valor se você consegue rir com alguém ou ficar em silêncio com alguém sem que seja estranho. Dê valor aos seus orgasmos e ao seu corpo. Dê valor para as gentilezas que te fazem, a quem te abre a porta do carro ou a quem te dá um chocolate ou um sorriso mesmo quando você tá mal ou conhecendo suas fraquezas. Seja feliz com você mesmo, não caia em dúvidas cruéis de “ah, quem sou eu”, nem fique em neuras preocupado se você mudou e já não é mais a mesma pessoa que era há três anos. Você muda, todos mudam, mesmo mantendo a própria essência. Saiba perceber e admirar as mudanças nos outros. Saiba brigar pelos seus sonhos e se você se sentir pra baixo ou em dúvida, se apoie em quem quer as mesmas coisas que você.  Não assuma responsabilidades que não te condizem, você não é responsável pelos seus pais, nem pelos sentimentos deles. Você tem que fazer a sua parte, se você for feliz, eles serão felizes por você. Seja grato ao seu pai e a sua mãe, eles te deram a vida. Não tenha vergonha do seu corpo, não se prive nem afaste as pessoas ou das coisas que te fazem feliz e daqueles que só lhe tem amor. Não se destitua daquilo que você construiu. Muitas vezes é só uma fase e você deixa escapar o que era bom entre os dedos… Não deixe de voltar atrás e começar de novo algo que vale a pena.

Saiba aproveitar as pequenas coisas, sempre.

Logo menos, eu vou aproveitar o vento no meu rosto… e isso vai me bastar.

20130413_093754

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 17 de abril de 2013 por em Textos e ensaios....
