MIRANTE 1

Apenas um grande caderno de notas. Um mirante de onde eu olho tudo e qualquer coisa e bato nas teclas pra registrar.

Meu papo com Benedito Braga em 2012 e a falta de água lá em casa

Em dezembro de 2012 conversei com o Benedito Braga, atual secretário de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo. À época, presidente do Conselho Mundial da Água.

Ele apontou que segundo um estudo da ANA – Agência Nacional das Águas, 50% dos municípios brasileiros enfrentariam problemas de fonte e de abastecimento de água, “Por isso, devem fazer já o dever de casa, que é montar essa infraestrutura”.

Não fizeram e São Paulo chegou primeiro no vermelho, agora o Rio e muitas outras cidades só vão se mexer quando faltar água pra bater na bunda.

Eu perguntei a ele o que governantes ao redor do mundo estão fazendo de melhor e de pior na administração dos recursos hídricos?

Ele respondeu, “o que de pior pode existir é a ausência de gestão, como ocorre em alguns países da África e da Ásia, seja pela falta de recursos financeiros ou de recursos humanos“.

O estado de São Paulo, tinha dinheiro e tinha recursos humanos – afinal a SABESP é a maior empresa de saneamento das Américas e a quarta maior do mundo em número de clientes: 27,6 milhões de pessoas.

Então faltou gestão – o que poderia acontecer de pior. Cá estamos elegendo o Alckmin e o PSDB de novo… e a Dilma e o PT de novo (afinal, sem jogo de empurra. Todos os governos têm responsabilidade – inclusive a gente).

O que eu não imaginava naquele tempo é que a “falta de gestão” era tão crítica que os problemas seriam tão sérios em apenas dois anos.

15chargejpg_443

A entrevista completa no Planeta Sustentável: Benedito Braga e os desafios da gestão da água em 2013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 28 de janeiro de 2015 por em Política e marcado , , , , .
%d blogueiros gostam disto: